CAFÉ: INIBIDOR DE CÁRIES

postagem-blog

CAFÉ: INIBIDOR DE CÁRIES

Sabe aquele cafezinho? Pois é, ajuda a combater a cárie! Atualmente, os brasileiros consomem cerca de 20 milhões de sacas de café por ano, o que equivale a 173 bilhões de xícaras, tornando essa a segunda bebida mais consumida no Brasil, e que, além de prevenir várias doenças, combate a cárie. Pesquisadores descobriram que o café quebra ativamente o biofilme bacteriano que causa a placa bacteriana. O nome do grão é: Coffee Canephoro ou mais conhecido como Café Robusta. E representa 30% do café do mundo.

Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes polifenóis presentes no café são provavelmente os responsáveis pelo efeito da quebra da placa bacteriana, e além disso, o café é antiaderente. Ou seja, ele retarda a formação de placas nos dentes. Essas propriedades contribuem para uma melhor saúde bucal, protegendo contra as cáries e inibindo o crescimento de bactérias no esmalte do dente. Por isso, não deixe de saborear aquele cafezinho, mas sem exagero, é claro. Mas há um porém, evite adoçar seu café, o açúcar é um grande inimigo dos seus dentes, pois é o maior causador de cáries, aumentando as bactérias bucais. O ideal é tomar o café totalmente sem açúcar, mas caso não consiga, coloque algumas gotinhas de adoçantes.

Há vários outros benéficos do café, como por exemplo: Aumenta o estado de alerta; ajuda a emagrecer, melhora o humor, estimula o córtex pré-frontal, ajuda a memória de curto prazo (aprendizado), alivia a dor de cabeça, reduz o risco de cirrose hepática e de desenvolvimento de diabetes no adulto, previne cálculo da vesícula, protege contra o câncer de cólon, fígado, pele, previne doenças cardíacas, entre outros benéficos. Grande, cafezinho!

Mas a regra básica e muito clara é: continue escovando seus dentes pelo menos 3 vezes ao dia, use fio dental regularmente, visite seu dentista sempre que possível, e não exagere no café, pessoal.