Gengivoplastia

1protese-dentaria

Gengivoplastia

A gengivoplastia  é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo modificar o contorno gengival. Gengivoplastia é utilizada para modificar o contorno gengival por motivos estéticos, quando o tamanho dos dentes é pequeno em relação ao excesso de gengiva aparente no sorriso gengival. Geralmente as pessoas que procuram esse tipo de procedimento se queixam de dente pequeno e relatam excesso de gengiva no sorriso. A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico em que o cirurgião-dentista remove parte da gengiva e aumenta a coroa dos dentes, deixando o sorriso do paciente mais harmonioso e a aparência dos dentes mais adequada ao tamanho da boca e da nova gengiva. É uma cirurgia estética, que visa prioritariamente, obter um resultado visual.

O tecido gengival pode encontrar-se aumentado por diversos motivos: alterações hormonais, reações medicamentosas ou pericoronarite que se caracteriza por uma inflamação gengival decorrente da higiene precária ao redor da gengiva.

A remoção do tecido gengival geralmente é realizada em consultório dentário, sob anestesia local, não causando nenhum incomodo para o paciente. Constitui um procedimento rápido de ser realizado , com sangramento mínimo , podendo ser utilizado inclusive o laser que acelera o processo de cicatrização.  

Para que este procedimento dê certo, é preciso que o paciente siga todas as recomendações estabelecidas para o pós-operatório, que geralmente dura de 24 a 48 horas para garantir um sorriso mais harmonioso. São elas basicamente: não retirar pontos da cirurgia, evitar expor-se ao sol, comer alimentos leves, de preferência de consistência líquida e/ou pastosa, e tomar os medicamentos do pós-operatório e manter uma boa higiene oral.

Todo o procedimento da remoção de tecido gengival é realizado pelo dentista com o uso de anestésico local. Durante a cirurgia são removidos alguns milímetros de gengiva. O procedimento é quase indolor e muito rápido, com duração de cerca de meia hora, e não causa inchaço na boca. A recuperação é rápida e não há cicatrizes.

Os pacientes ficam muito satisfeitos com o resultado da cirurgia, pois esta devolve a auto -estima do paciente imediatamente . Geralmente, pessoas com problemas gengivas possuem vergonha de rir mostrar os dentes e a gengiva em público. Para pacientes assim, a gengivoplastia pode ser muito mais do que uma simples cirurgia de correção bucal; pode representar a liberdade de poder sorrir a qualquer momento.

CompartilharShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPrint this pageEmail this to someone
No Comments

Post A Comment

Agendar Sua Consulta Agora