Palito de Dente – uma péssima ideia.

palito

Palito de Dente – uma péssima ideia.

Palitar os dentes é um hábito pré-histórico, tão antigo quanto a própria humanidade.

Nós dentistas não recomendamos o uso de palito de dente, por diversos motivos, por exemplo: Ele dá a falsa sensação de limpeza e jamais substituirá o fio dental na limpeza dos dentes. Sabemos que ele remove sim, pedaços maiores de comida, mas ele não remove a placa bacteriana. Além disso, sua forma pontiaguda e grosseira machuca as gengivas, gerando inflamação constante. “Esses microrganismos só serão perceptíveis a olho nu quando já estiverem aglomerados nos dentes há quatro, cinco dias, e essa acumulação de bactérias propicia diversos problemas bucais”, afirma o dentista. A anatomia dental nessa região é triangular e não arredondada, o que faz com que ao longo dos anos ocorra um desgaste, levando à sensibilidade e mudança de formato na região.

Para quem usa aparelho ortodôntico, o cuidado deve ser redobrado. O palito pode descolar os brackets e entortar os fios, prejudicando todo o tratamento. Em áreas com restaurações dentárias feitas recentemente, o uso também é proibido, pois movimentos bruscos com o palito podem causar fraturas e infiltrações.

Assim dá pra entender como a palitação faz um mal terrível para a saúde bucal, fora que é uma deselegância tremenda! A melhor forma de limpar seus dentes após sua alimentação é com uma boa escovação e o bom e velho amigo fio dental, não tem outra dica melhor. E mais, aqueles palitinhos que ficam ali em cima da mesa do restaurante NÃO SÃO PARA LIMPAR OS DENTES, são para espetar os petiscos e levá-los até a boca. Se algo está te incomodando entre seus dentes, vá até o banheiro e limpe.