Piercing Bucal – Pode ser perigoso?

Piercing Bucal – Pode ser perigoso?

É bonito? Sim! Os jovens e os adolescentes amam. Mas tudo tem seus dois lados. E o piercing bucal não seria diferente disso. Nós dentistas não aconselhamos a colocar, mas se está decidido a fazer, aqui vai algumas recomendações para você.
Estudos demonstram que usar piercing nos lábios, nos freios labiais ou na língua pode levar a várias consequências bem sérias, que vão desde dor, inflamação, sangramento persistente, perda de sensibilidade na região perfurada, trincas ou fraturas dentárias pelo contato dos dentes com o piercing, até movimentações dentárias indesejadas e aparecimento de espaços entre os dentes. Fora os machucados na gengiva, formação de cicatrizes, interferência na fala/dicção, aumento da salivação, infecção local e vários outros problemas.
Claro que tudo isso não acontece do dia pra a noite, e por isso, o que tentamos fazer é informar, pois dependendo do tempo que a joia fique na boca, não pode causar mal algum também. No caso do piercing no freio superior, a bolinha vai se chocando contra a gengiva, provocando uma reação no organismo, como: “Opa, isso não faz parte de mim”. Então daí, ele começa a se defender reabsorvendo (perdendo), o osso que circunda o dente. Olha que problemão!
Se realmente está decidido a colocar, procure um profissional body piercer qualificado, e remova o piercing de vez em quando para higienizar, pois há acúmulos de resíduos e isso pode causar mau hálito, cáries entre outros problemas. O período de cicatrização dura de 4 a 6 semanas, evite contato com fluídos corporais. Isso mesmo!
Pesquisas recentes indicam que a grande maioria dos portadores de piercing relata algum tipo de complicação, em menor ou maior grau. Mas só 7% deles procuram atendimento. Faça parte desses 7%, e se acontecer algum problema, corra para a Clariodonto.